Buscar
  • Ignez Mello

Servidores registrados

Atualizado: 31 de Jul de 2019


Num ambiente empresarial, é comum termos diversas instâncias de bancos de dados disponíveis, para desenvolvimento, homologação e produção. Em muitos casos, o mesmo ambiente pode ter várias instâncias. E é possível que os bancos de dados sejam mantidos com o nome de produção mesmo nas instâncias de desenvolvimento, principalmente quando temos comandos que acessam mais de um BD ao mesmo tempo.

Por isso, é importante realçar (ou diferenciar) qual a instância que estamos acessando no momento, para evitar trabalharmos na instância “A” quando deveríamos estar na instância “B”, simplesmente porque conectamos no servidor errado num momento de tensão.

O Registered Servers (Servidores Registrados) é uma funcionalidade do SQL Server Management Studio que permite criar um “atalho” para a conexão com uma instância específica, armazenando todos os detalhes necessários para o acesso.

Vamos começar abrindo o Registered Servers:

  • Abra o SQL Server Management Studio.

  • Clique no menu View e selecione Registered Servers ou tecle <CTRL> <ALT> <G>


Podemos posicionar o Registered Servers da forma que acharmos mais adequada. Basta pressionar o botão esquerdo do mouse na barra superior da janela e arrastá-la para a posição que preferir. O SSMS exibe vários indicadores das posições que a janela pode ficar.


Com a janela Registered Servers posicionada, vamos expandir Database Engine e Local Server Groups, para cadastrar o acesso aos servidores. Neste documento, não vamos abordar a opção Central Management Servers.


Clique com o botão direito do mouse sobre Local Server Groups e selecione New Server Registration.

Na aba General da janela New Server Registration, vamos informar:

  • O nome do servidor, no mesmo formato que utilizamos para conectar na instância.

  • O tipo de autenticação. Como usamos a conexão integrada com o Windows, selecione Windows Authentication. Se tiver um usuário do SQL Server (fora do domínio), altere Althetication para SQL Server Authentication, informe o nome do usuário e a senha.

  • Em Registered Server Name, informe o nome que vai aparecer na lista de servidores registrados. Pode ser igual ao nome do servidor, ou algo que o identifique mais facilmente.


Na aba Connection Properties, podemos definir qual Banco de Dados vamos conectar assim que abrirmos a instância, detalhes de rede e de conexão.

O parâmetro Use custom color permite selecionar a cor padrão da barra de status da janela de query. Clique no box para ativar o botão Select... Na janela de cores, selecione a cor que deseja para esta instância. Você pode usar as cores de sua preferência, definindo uma cor por tipo de ambiente, ou até uma cor por instância.

Sugestão de cores:

  • Desenvolvimento: verde

  • Homologação: amarelo

  • Pré-produção: laranja

  • Produção: vermelho


Ao concluir o cadastro da conexão, ela passa a aparecer na lista Local Server Groups. A partir de agora, para acessar a instância, basta um duplo clique para executar a conexão. Não é mais necessário utilizar a janela de conexão do SQL Server.


Como definimos uma cor padrão no registro da conexão, a barra de status da janela do editor de queries é exibida com essa cor:


Se preferir, podemos definir a cor da instância diretamente na conexão, a partir do botão Options, que exibe a mesma tela Connection Properties. Só que, desta forma, a próxima conexão efetuada usará as mesmas configurações definidas na última. Por isso o uso de servidores registrados é mais fácil.




141 visualizações